Cerca de meia centena de pequenos aprendizes, com idades entre os 5 e os 6 anos, meteram as “mãos na massa” para aprender a cozinhar. Na tenda multiusos não demorou muito a espalhar-se o aroma que emanava dos tachos.

Emanuel Guerreiro, professor de culinária na Escola Profissional de Odemira (EPO) orientou um workshop para os petizes aprenderem a cozinhar peito de frango recheado com espinafres e crosta de sementes, acompanhado de agrião.

“A nossa ideia foi tentar camuflar o espinafre, que está presente na refeição, mas está apresentado de maneira diferente e assim eles comem”, disse ao Diário da Feira Emanuel Guerreiro, que também foi aluno da EPO e acabou para regressar para dar aulas de culinária.

 

A plateia assistiu atenta às indicações do “chef” de serviço, que foi chamando “colaboradores” para ajudar nas várias tarefas desde a preparação à apresentação final nos pratos.

No final, nada como comprovar o resultado da experiências com uma degustação. Se alguns olharam os pratos com ar desconfiado inicialmente, outros não hesitaram em repetir a dose para “tirar a prova dos nove”.

Além de ensinar a cozinhar, o workshop direcionado para crianças acarreta uma maior responsabilidade, acredita Emanuel Guerreiro, que procurou apresentar um prato saudável, com legumes apresentados de forma diferente da tradicional, para tentar cativar os mais pequenos.

Para Emanuel Guerreiro, a iniciativa serviu também para mostrar o trabalho da Escola Profissional de Odemira.

“Acho que é uma iniciativa bastante importante, interessante para demonstrarmos o nosso trabalho enquanto escola profissional em conjunto com o município e transmitir aos mais novos os hábitos alimentares saudáveis”, disse.

 

No Sábado, há um novo workshop de culinária previsto no programa da Santiagro, dirigido ao público em geral. Esta sessão vai ser “mais doce”, dedicado à pastelaria. Os participantes vão aprender a fazer Panna Cotta de queijo de cabra com pequenos frutos.

No último dia do certame, a “ementa” é de costeletas de borrego com crosta alentejana. Os workshops acontecem às 15:00, na tenda multiusos, na Santiagro, e são de acesso gratuito.

 

Previous "A Santiagro contribui para o desenvolvimento da região"
Next Produtores locais juntam-se para criar um cabaz de hortícolas