AIM CIALA vai investir 600 mil euros na ampliação de instalações

Um novo laboratório e uma nova nave para instalar os animais vão ser construídos “em breve”

José Daniel Alves | AIM CIALA

O Centro de Inseminação Artificial do Litoral Alentejano (AIM CIALA) está prestes a ser alvo de um investimento de cerca de 600 mil euros, que prevê a construção de um novo laboratório e de uma nova nave para cem animais.

Para evitar uma concentração elevada do número de animais, por questões sanitárias, o AIM CIALA vai construir uma nova nave para cem animais em Vale de Água, no interior do concelho de Santiago do Cacém, segundo revelou ao Diário da Feira o administrador da empresa, José Daniel Alves, que falava durante a Santiagro, onde o Centro de Inseminação Artificial partilha um pavilhão de exposições com o Agrupamento de Suinicultores do Litoral Alentejano (ASLA) e com a Associação de Suinicultores dos concelhos de Santiago do Cacém, Sines e Grândola (SAGRAN).

O mesmo responsável adiantou estar também prevista a construção de um novo laboratório na sede do AIM CIALA, no Pinhal do Concelho, com cerca de 400 metros quadrados, no sentido de permitir o crescimento do espaço atualmente existente e que começa a ser insuficiente.

“Comprámos um terreno em Vale de Água onde vamos fazer um núcleo satélite para cem animais, para não ter tantos animais aqui, e vamos fazer um laboratório novo”, disse.

 

O projeto poderá avançar “em breve”, adiantou José Daniel Alves, que indicou estar a ser preparada uma candidatura a financiamento comunitário, através do Programa de Desenvolvimento Regional 2020.

 

As novas infraestruturas representam, ao todo, um investimento de “cerca de 600 mil euros”.

Previous Santiagro é “investimento” com “retorno”
Next Neuza Silva compete nos nacionais de obstáculos em cavalo