O clima ameno e a água em abundância são o casamento perfeito para a criação de bovinos da raça limousine no litoral alentejano. Que o diga a associação de criadores de bovinos de raça limousine que conta com mais de 40 produtores na região de um universo de cerca de 300 associados.

“Dia após dia os criadores têm aumentado de norte a sul e no Alentejo há uma grande produção desta raça, inclusive a nossa raça é a que tem mais touros em linha pura do que as outras raças todas juntas”, explica Daniel Gonçalves, técnico de pecuária da Associação de Criadores de Limousine.

O aumento de efetivos no país e na região, deve-se ao rendimento que os produtores retiram das carcaças. É na qualidade e no sabor da carne que assentam as principais caraterísticas da raça limousine.

“Os vitelos são precoces e consegue-se bom rendimento de carcaça e a carne é de muito boa qualidade porque apresenta gordura bem distribuída por isso é que o efetivo está a aumentar cada vez mais”, adianta.

No Alentejo, as explorações têm um efetivo animal com centenas de animais, em contraste com o norte do país, onde as propriedades são mais reduzidas e com menos efetivos.

“No Alentejo as propriedades são muito grandes e os criadores têm efetivos de 300 ou 400 vacas enquanto que no Norte são explorações mais pequenas. Cada vez mais as vacadas estão a aumentar devido ao regadio de Alqueva”, refere o técnico.

O regadio permite aumentar a disponibilidade de alimentos o que tem contribuído para o sucesso da raça junto dos produtores.

Na Santiagro, a associação está representada com 19 animais de produtores dos cinco concelhos do Litoral Alentejano com o objetivo de promover a raça.

“Queremos divulgar e mostrar às pessoas que é uma raça importante. Durante a feira também se fazem alguns negócios e isso é bom para os produtores que aqui estão expostos”, conclui.

Em leilão, um animal chega a ser vendido por cerca de oito mil euros.

Previous Há experiências para todos os gostos no expositor da ETLA na Santiagro
Next Miguel Oliveira esteve na Santiagro para uma sessão de autógrafos concorrida