Tomate, pimento, morangos, framboesas e amoras são alguns dos frescos que a Quinta do Horácio levou à Santiagro, para mostrar no expositor ocupado principalmente por vinho, licores e compotas de produção própria.

“Hoje trouxe alguns produtos da época, o tomate, o pimento, os morangos, as framboesas, as amoras, mas essencialmente o que tenho presente é o vinho, os licores e as compotas”, anunciou o produtor da aldeia de Santo André, no concelho de Santiago do Cacém, Horácio Gonçalves.

Quinta do Horácio | Santiago do Cacém

Assegurando tratar-se “tudo” de “produção própria”, Horácio revelou ter “cerca de 80 sabores” de licores e a intenção de criar “mais alguns”.

O “trabalho, paciência e dedicação” fazem parte da lista de ingredientes da bebida, que é feita com as frutas e ervas produzidas na quinta.

“Em todos eles há muito amor e por isso mesmo é que há um ‘licor do amor’”, brincou, assegurando que a “curiosidade” das pessoas tem que ficar pela prova, porque a receita “é um segredo da casa”.

Além dos licores, há doces e compotas de “quase todas as frutas” produzidas na Quinta do Horário, desde tomate, laranja, melão, uva, abóbora, figo da índia, figo, abóbora-gila, framboesa e amora.

As ervas aromáticas usadas para as bebidas são também vendidas para fazer chá quente no inverno, como a lucia-lima, poejo, cidreira e hortelã.

O produtor local do concelho apenas há dois anos participa na Santiagro como expositor, mas sempre a visitou no passado, aconselhando o certame a todos tanto para “expor” como para visitar”.

“Mesmo que não queiram comprar [nada], pelo menos venham ver, venham tomar conhecimento do que existe na zona e podem provar os nossos licores também”, concluiu.

“Agora tem que provar”, disse no final da entrevista Horácio Gonçalves, que gosta de dar a experimentar os seus licores a quem visita a montra da sua “loja temporária” na Santiagro. Assim seja: “Saúde!”

Previous Artesãos levam à Santiagro peças em madeira, cortiça e corda
Next 'Pas de Deux' a cavalo é uma das propostas para ver no picadeiro da Santiagro