Festival Hípico e Miguel Araújo fazem parte do programa do terceiro dia da Feira de Agosto

Feira de Agosto teve origem na Festa religiosa de Santo António

Vai para o terceiro dia a 375ª edição da Feira de Agosto que está a decorrer em Grândola até à próxima segunda-feira, dia 28 de agosto. O 21º Festival Hípico e o concerto de Miguel Araújo no palco principal da feira são os destaques para este sábado.

Reza a história que em 1533 a Ordem de Santiago determinou a construção de um altar para Santo António na Igreja Matriz de Grândola. Em 1587 é instituída uma Irmandade e em 1617 a Irmandade é reconhecida e tem, entre outras obrigações, de realizar uma festa dedicada a Santo António.

A festa de Santo António devia realizar-se a 13 de junho mas a Irmandade solicitou que os festejos fossem realizados no último fim de semana de agosto.

A Feira de Santo António teve origem na Festa de Santo António, realizada anualmente pelos grandolenses em louvor ao Santo. Em 1642 realizou-se pela primeira vez de forma mais ou menos regulamentada pela Câmara e dava pelo nome de Feira de Santo António.

Em 1971 os feirantes pedem a transferência da feira do Rossio de São João (atuais Jardins Dr José Jacinto Nunes e Dr. Júlio do Rosário Costa) para o Rossio de São Sebastião. Embora a festa fosse predominante religiosa, é provável que se vendessem na festa alguns produtos, nomeadamente as oferendas feitas ao Santo.

Já no século XX, deixou de ser conhecida como a Feira de Santo António e passou a designar-se Feira de Agosto.

Programa de sábado, 26 de agosto

15:30 » 21º Festival Hípico | Picadeiro

20:00 » Animação de Rua – Inatel | Grupo Coral de Beja

22:15 » Miguel Araújo | Palco Principal

23:45 » Dee Jokers Band | Palco Bar

Previous Cães de várias raças participam na demonstração de Obediência e Agility
Next Cortiça para todos os gostos na Feira de Agosto em Grândola