O projeto “Baía dos Golfinhos – Turismo e Investigação” venceu a segunda edição do ‘Prémio Jovem Empreendedor’, instituído pela Câmara Municipal de Grândola.

Trata-se de uma iniciativa empresarial, constituída há menos de três anos, por um grupo de quatro jovens empreendedores, com idades entre os 29 e os 38 anos, ligados a várias áreas desde a biologia à informática. “É um projeto de turismo, investigação e ciência que promove passeios no estuário do Sado para observação de golfinhos e outros eventos”, explicou a bióloga marinha, Patricia Mota, ao jornal digital Diário da Feira.

“Vamos ter uma embarcação para os passeios e ligar este tipo de turismo à investigação dos golfinhos e toda a biodiversidade que existe no estuário do Sado”, adiantou a jovem natural de Peso da Régua.

O projeto começou a ser pensado em 2012 mas a empresa só abriu atividade em 2015 com o objetivo de participar na candidatura ao programa ‘Turismo 2020’ que “acabou por ser aprovado”. “Obtivemos um investimento avultado, de cerca de meio milhão de euros, porque estamos a falar de equipamentos modernos que não existem em Portugal”, acrescentou.

O montante será investido, principalmente, “na embarcação” que está a ser construída em Peniche. “É com os passeios e os eventos que vamos buscar o dinheiro para os projetos de investigação que pretendemos desenvolver, através de parcerias com a Reserva Natural do Estuário do Sado e com a Escola Superior  de Tecnologia do Mar de Peniche. Queremos receber jovens biológos que queiram desenvolver a sua tese de mestrado ou doutoramento e a nossa embarcação pode ser uma plataforma de oportunidade”, explicou a jovem.

Patricia Mota considera o prémio ‘Jovem Empreendedor’ “muito importante” para qualquer negócio que esteja a arrancar e um incentivo para quem está a apostar no empreendedorismo. “O mérito que nos dão e o facto de considerarem o nosso projeto uma mais-valia é ótimo para o nosso projeto”, concluiu

O projeto ‘Baía dos Golfinhos’, que vai receber por parte da Câmara de Grândola, um prémio monetário de 1500 euros e um diploma de mérito, estará a funcionar no Verão do próximo ano no Estuário do Sado.

O Prémio ‘Jovem Empreendedor’ vai ainda distinguir, com diplomas de mérito, os projetos “A Junta Perto de Si” – nova proposta de ideia empreendedora e criativa e “Maria Mar – Surf and Guest House” – Iniciativa empresarial criada há menos de três anos.

Sobre o Prémio Jovem Empreendedor

O “Prémio Jovem Empreendedor” está aberto a jovens dos 18 aos 35 anos que candidatem novas propostas de ideias empreendedoras e criativas ou que submetam a concurso iniciativas empresariais constituídas há menos de 3 anos e concretizadas no concelho de Grândola.

A melhor ideia empreendedora e a melhor iniciativa empresarial são premiadas com diploma e um prémio financeiro de 1500€ para  apoio ao desenvolvimento do projeto.

De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Grândola, o projeto tem como objetivo “incentivar os jovens” à “criação do seu próprio emprego e sobretudo inovar”.

 

O autarca lamenta a pouca adesão ao projeto e reconhece que a fraca participação dos jovens poderá estar relacionada com “a falta de divulgação”.

“Mas também os próprios jovens ainda não estão preparados para agarrar nas oportunidades que estão aí no terreno. Temos de os estimular para que possam correr riscos e criar a sua própria empresa, ao invés de procurar o seu emprego”, acrescentou o autarca.

 

Este ano, chegaram à câmara seis candidaturas, um número superior ao do ano passado, adiantou Figueira Mendes para quem os valores monetários são simbólicos e servem para “custear o estudo e a prospeção” dos negócios e “ajudar os jovens”.

A autarquia pretende potenciar o reconhecimento público, valorizar e premiar jovens com desafios empreendedores que visem o desenvolvimento económico e social do concelho e apoiar a implementação dos projetos vencedores do “Prémio Jovem Empreendedor”.

Os prémios são entregues, esta segunda-feira, às 19h00, no stand da Câmara de Grândola, na Feira de Agosto.

Previous O mel e as suas múltiplas formas em destaque na Feira de Agosto em Grândola
Next Presidente da Câmara de Grândola em entrevista : "Do ponto de vista da adesão e segurança não podemos estar mais satisfeitos"