Media archive

Audios


Mais público, críticas positivas e unidades de turismo do concelho cheias são alguns dos aspectos destacados pelo presidente da Câmara Municipal de Sines, Nuno Mascarenhas, que fez um balanço da 20.ª edição do Festival Músicas do Mundo numa entrevista conjunta aos meios de comunicação social, hoje enquanto ainda decorrem os últimos concertos no Castelo. Leiam …

802

O colectivo BaianaSystem, assíduo no Carnaval da Bahia, aguarda “com expectativa” a noite de hoje para subir ao palco do Castelo de Sines, no Festival Músicas do Mundo, depois de já ter ouvido opiniões de outros músicos sobre o festival, incluindo os também brasileiros Cordel do Fogo Encantado e Tulipa Ruiz. “Para a gente é …

782

Tulipa Ruiz atravessou o Oceano Atlântico para mergulhar nas emoções do Festival Músicas de Sines, por onde já tinham passado músicos seus amigos em edições anteriores. Subiu ao palco do Castelo de Sines na sexta-feira, às 19:00. Mas, antes disso, teve tempo para conhecer um pouco do festival na pele do público, experiência que recomenda …

765

Os Cordel do Fogo Encantado regressaram este ano ao Festival Músicas do Mundo, por onde já tinham passado em 2006, e trouxeram com eles a ‘Filha do Vento’, uma personagem criada pelos músicos para o novo disco ‘Viagem ao Coração do Sol’, que marca também o retorno do colectivo depois de um interregno de 8 …

745

Assistiu às primeiras dez edições do Festival Músicas do Mundo como festivaleira e guarda na memória concertos que, garante, nunca irá esquecer. Shemekia Copeland, Rachid Taha e Gogol Bordello, são alguns dos exemplos. Marta Prata, responsável pela logística em torno do festival, diz que o FMM “está muito grande”.  QUAL É A PRIMEIRA RECORDAÇÃO QUE …

792

De regresso a Portugal após uma longa passagem pela América Latina, Susana Travassos, apresentou no Centro de Artes de Sines um espectáculo introspectivo, na sua estreia como autora, com sonoridades que trouxe consigo na bagagem desde Buenos Aires. O nome de Susana Travassos é um dos nomes do cartaz da 20.ª edição do Festival Músicas …

816

Centenas de artistas já pisaram os palcos do Festival Músicas do Mundo de Sines desde a sua primeira edição, ainda no século passado. Como no primeiro ano, sobe ao palco um projecto musical de cada vez, para que todos possam ter tempo para apreciar cada espectáculo, sem pressas, nem pressões de horários sobrepostos. “Este festival …

772

Elida Almeida tem Cabo-Verde no coração e soube transmitir esse amor no arranque da 20.ª edição do Festival Músicas do Mundo, em Sines. Em palco a cantora, natural da ilha de Santiago, é um furacão e não deixa ninguém indiferente. Pela segunda vez no palco do FMM não desiludiu os fãs do batuque, funaná, coladera …

743

Enquanto a música de outros ‘mundos’ se faz ouvir por estes dias, em Sines, as atividades paralelas no Centro de Artes celebram quinze anos de existência, com novidades todos os anos. A iniciativa, organizada pelo Serviço Educativo e Cultural do Centro de Artes de Sines, dá destaque este ano à poetisa Cláudia de Campos. O …

742

Proprietário do Bar Ponto de Encontro, no Largo Poeta Bocage, em Sines, Carlos Grulha não perde uma edição do Festival Músicas do Mundo desde que, ainda tímido, arrancou no castelo da cidade. Entre 1999 e 2018, o FMM cresceu. “Foi algo parecido com uma explosão”, recorda o empresário. QUAL É A PRIMEIRA RECORDAÇÃO QUE GUARDA …

874